quinta-feira, 31 de março de 2011

Olá a todos!
Hoje vou-vos contar um pouco sobre a visita de estudo que fiz no dia 15 de Março.
Tinha-mos de estar na escola as 8:25 para sair-mos de lá as 8.30, mas o autocarro atrasou-se e nós só saímos as 9:00 horas.
Da escola fomos ter ao parque biológico de gaia onde pudemos observar vários animais.
Aqui vou-vos contar alguns dos pormenores!
O Parque Biológico de Gaia é um conjunto de antigas quintas que foram aproveitadas para lhe mostrar parte do património natural e cultural do nosso país.
Situado na periferia da cidade de Vila Nova de Gaia, freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho, o Parque Biológico estende-se pelo vale do rio Febros, um afluente da margem esquerda do Douro, em cuja proximidade se disseminam velhas casas rurais, moinhos e engenhos de buchas.
História :

Instalado em 1983 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Parque Biológico de Gaia abriu as portas inicialmente com dois hectares.
Entre 1997 e 1998, o Parque levou a cabo um ambicioso programa para melhorar as condições de recepção de visitantes, reabrindo ao público
dotado de um Centro de Acolhimento - com auditório, salas de exposições, condições de alojamento, posto de venda, bar e esplanada - e com a sua área ampliada para 35 hectares. A necessidade da existência do Parque começou a ser sentida a partir dos anos 70, quando escolas e outras instituições começaram a solicitar às Associações de Defesa do Ambiente e outros organismos de Conservação da Natureza a organização de aulas de campo e visitas de estudo a locais adequados.
Flora:
A flora natural do parque é muito variada: mais de 200 espécies de plantas selvagens estão inventariadas.
Algumas são anuais, e apenas se podem ver durante um período do ano.


Fungos:                                                                             
Estes organismos pertenceram ao reino das plantas durante muito tempo, com a designação de plantas inferiores. Mas no século XVIII foi-lhes concedido um reino, devido às características que os distinguem de todos os outros seres vivos. Deste reino fazem parte os bolores, os cogumelos, e as leveduras (fermentos). Os fungos têm como principal habitat o solo, e nas florestas revelam-se principalmente no Outono, sob a forma de cogumelos, permanecendo invisíveis no resto do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário